APRESENTAÇÃO


A educação deve estar no centro do desenvolvimento da sociedade. Se não há sociedade sem educação, não há futuro consentâneo com o legítimo anseio de uma melhor sociedade sem admitirmos a indispensabilidade de se organizar a educação dos que devem participar no necessário esforço de reinvenção do sentido político que a técnica e a ciência possibilitam em interdependência com a capacidade da sua gestão económica e da sua apropriação social. A invocação da importância da educação como centro de desenvolvimento assenta no pressuposto de que só assim se pode promover qualidade de vida sustentável e uma vivência comunitária mais integradora. O centro aqui significa também a vontade de nos concentrarmos numa visão de educação necessariamente irradiadora de transformação. Nesse sentido, colocando a educação no centro pretendemos conferir-lhe uma força estratégica muito para além da que lhe confere a conceção económica dominante na atualidade. Mas é porque reconhecemos a forte e importantíssima relação entre a educação e a técnica, a economia e a política que advogamos a necessidade de ser pensada como condição de promoção de desenvolvimento consistente e sustentável de uma comunidade.