A
educação deve estar no centro do desenvolvimento da sociedade. Se
não há sociedade sem educação, não há futuro consentâneo com o
legítimo anseio de uma melhor sociedade sem admitirmos a
indispensabilidade de se organizar a educação dos que devem
participar no necessário esforço de reinvenção do sentido
político que a técnica e a ciência possibilitam em
interdependência com a capacidade da sua gestão económica e da sua
apropriação social. A invocação da importância da educação
como centro de desenvolvimento assenta no pressuposto de que só
assim se pode promover qualidade de vida sustentável e uma vivência
comunitária mais integradora. O centro aqui significa também a
vontade de nos concentrarmos numa visão de educação
necessariamente irradiadora de transformação. Nesse sentido,
colocando a educação no centro pretendemos conferir-lhe uma força
estratégica muito para além da que lhe confere a conceção
económica dominante na atualidade. Mas é porque reconhecemos a
forte e importantíssima relação entre a educação e a técnica, a
economia e a política que advogamos a necessidade de ser pensada
como condição de promoção de desenvolvimento consistente e
sustentável de uma comunidade.