quinta-feira, 28 de março de 2013

A Educação além da escola de alunos

Maiza Trigo


Nunca a Educação teve tamanha importância quanto nos dias atuais... A inversão dos valores na sociedade, a troca de papéis das instituições sociais, o movimento da globalização. A Educação é uma necessidade primária do ser humano e um sistema educativo nunca poderá ser descartado... A comunidade envolvente não pode ficar à margem da discussão desta temática.

Questões, potencialidades, desafios, constragimentos... A Educação deve ser focada, dissecada, estudada, discutida, tratada, difundida; o ciclo educativo precisa ser sempre retomado. A plurissignificância da palavra Educação é estendida do(a) aluno(a), objeto do processo de Ensino Básico, para o(a) professor(a), objeto/sujeito do processo de Formação Continuada.

A escola tem recebido pressões externas, desde as económicas às comparações por rankings nacionais e supranacionais, e tem buscado a maximização de resultados, sob a perspetiva de processos gerencialistas. No entanto, enquanto o(a) aluno(a) da Educação Básica preocupa-se com o cumprimento da escolaridade obrigatória, o(a) professor(a) precisa preocupar-se com sua própria formação, especialmente para não se perceber paradoxal, ou até mesmo, hipócrita.

Talvez aqui esteja o maior desafio da Educação: compreender o processo educativo para além da aprendizagem de conteúdos, da dicotomia entre a teoria e a prática, do atendimento ao mercado competitivo globalizado. Enfim, a Educação, sem dúvida alguma, está além da escola de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário