quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A luta por um clima escolar estável


Diana Heitor Gonçalves

O problema do clima e da cultura numa escola é um tema bastante debatido, por esta razão pretendo mostrar algumas divergências que podem advir desta problemática. A cultura organizacional influencia a estrutura da missão e o clima resulta da personalidade colectiva da organização envolvendo todos os indivíduos de uma escolaou seja, o clima é uma manifestação da cultura escolar.

Relacionando o clima escolar com a motivação dos professores, se este for negativo e cheio de tensão, os professores caem mais facilmente na exaustão, tornando a ansiedade e o stress os principais culpados de uma baixa motivação profissional o que por sua vez, se reflecte na sua produtividade. Cada vez mais existem professores desiludidos com a sua actividade profissional, conforme afirmam Mendes & Cruz (2004 cit. por Canova & Porto, 2010) ao dizerem que o ser humano dedica a maior parte do seu tempo ao trabalho. A permanente insatisfação com a profissão gera nos docentes sentimentos de revolta e angústia que se reflectem nas suas actividades pedagógicas.

Por estas razões, torna-se fundamental que na escola haja um bom espírito de liderança, um esforço mútuo pela qualidade do ensino, onde todos os actores da mesma instituição tenham a liberdade de interagir e sentir a instituição como um espaço que lhes transmita alegria, conhecimento e perspectivas para o futuro. Pois, citando Meirieu (2005), “a escola é, antes de tudo, a instituição que faz do futuro seu princípio. E que, para preparar o futuro, assume a missão de transmitir o passado” em que esta, é habitada pela preocupação de encarnar o presente para proporcionar o futuro (p. 35).

Deste modo, enquanto a escola não for capaz de redefinir a sua cultura, construindo-a numa perspectiva de compromisso com toda a comunidade escolar, ela não terá a capacidade de envolver de todas as formas os seus actores criando um espírito, que há muito é necessário nas escolas portuguesas, que consiste na luta pelo mesmo objectivo, ou seja, numa educação de qualidade para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário