terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Publicação "Jogos e Atividade Física na Sociedade Contemporânea" - De Facto Editores



A De Facto Editores lança a publicação "Jogos e Atividade Física na Sociedade Contemporânea", com contribuições de investigadores do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE/CEIS20/UC), nomeadamente António G. Ferreira, João Amado, J. António Moreira, José V. Ferreira e Luís Mota.

Os títulos das contribuições são:

  • Tendências da Atividade e da Educação Física em Portugal: da Modernidade à Contemporaneidade (Capítulo I) - António Gomes Ferreira e José António Moreira
  • Atividades físicas e desportivas na primeira década do século XX em Portugal: uma breve perspetiva a partir da imprensa da época (Capítulo VI) - António Gomes Ferreira, Luís Mota e José V. Ferreira
  • Brinquedos Populares: Socialização e Aprendizagens Informais (Capítulo VII) - João Amado


As atividades físicas inscrevem-se num mundo complexo, muito sujeito ao desvario dos muitos interesses que atravessam sociedades cada vez mais marcadas pela globalização e por reações mais ou menos consequentes. Uns esperam cumprir o desiderato da modernidade regulando o corpo que deve segurar a vontade, outros a articulação de esforços físicos de modo a formar o valor do coletivo, outros ainda promover o treino de habilidades visando a competição pura e dura mas não faltam também os que apenas buscam a individualidade da expressão, a aventura, o bem-estar, a modalidade da moda, a descompressão… Em Portugal, quase tudo isto é feito a partir de atividades importadas, desvalorizando-se práticas ancestrais e uma antropologia do jogo que alguns entendem ser necessário recuperar tanto como pedagogia quanto como cultura. Estamos diante de textos que nos remetem para diferentes discussões mas que também nos interpelam para a conveniência de refletirmos sobre o sentido das atividades físicas e de quanto elas se inserem num processo de humanização. Estamos claramente considerando as práticas não tanto pelas técnicas envolvidas mas pelo seu interesse para uma reflexão pedagógica capaz de problematizar a alienação que atravessa o vasto campo das atividades físicas atuais.

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