sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Quando falamos em Educação...

O nosso blog tem buscado difundir discussões de temas de Educação, call for paper - para submissão tanto de comunicações em eventos quanto de artigos para publicação em periódicos, as mais recentes publicações de periódicos de Educação (nacionais e internacionais), além da divulgação das iniciativas do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE/CEIS20/UC).

Nunca se viu tanta influência do mundo virtual à realidade... A leitura de postagens de redes sociais e blogues tem substituído, pouco a pouco, a leitura de reportagens de jornais e revistas aos aficcionados em velocidade de informação. Aos replicarmos as informações lidas, de forma escrita ou oral, estamos voluntariamente contribuindo para a sua difusão. Portanto, todo cuidado é pouco!

Há muita propagação desnecessária de informações e até mesmo distorções. CUIDADO! É essencial a verificação dos dados, um exercício que normalmente leva a uma boa prática de investigação... Verificar fontes vai muito além de pesquisar no Google ou na Wikipedia. Portanto, busque fontes credíveis, ou seja, jornais (cujos profissionais têm alguma regulação) e blogues especializados (cujos autores são pessoas que vivenciam o dia-a-dia da escola ou são estudiosos do tema).

Ao fazer um apanhado das publicações em jornais da última semana, chegamos a algumas reportagens, que poderão ser utilizadas como ponto de partida para novas buscas de notícias em Educação; eis algumas que fazemos conhecer:
Também buscamos alguns dos blogues, que também poderão servir como ponto de partida para outras leituras, em que a temática da Educação é central e chegamos a seguinte lista:
Não há pretensão alguma em apontar para este ou aquele meio de comunicação como certo ou errado. O importante é que façamos sempre uma leitura crítica em tudo a que temos acesso, mesmo que isto nos leve a discordar do que foi publicado. A concordância, ou não, é essencial para a evolução das ideias e sem elas não avançaríamos. Por fim, uma pequena nota sobre respostas ou comentários a publicações: edifique sua ideia a partir de uma crítica construtiva; ao discordar de uma ideia, apoie-se em argumentos, fatos, leituras e, especialmente, em sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário