terça-feira, 5 de abril de 2016

Manual de Investigação Qualitativa em Educação | João Amado (Coord.) | Prémio 2016ICQIAward

Prémio 2016ICQIAward

O Manual de Investigação Qualitativa em Educação, coordenado por João da Silva Amado, membro integrado do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE - CEIS20/UC), receberá o Prémio 2016 ao Livro Qualitativo em Espanhol ou Português (2016ICQIAward - Award for qualitative book in Spanish or Portuguese), a atribuir pelo Instituto Internacional de Investigação Qualitativa (International Institute for Qualitative Inquiry), no âmbito do XII Congresso Internacional de Investigação Qualitativa (12th International Congress of Qualitative Inquiry), que decorrerá na Universidade de Illinois (E.U.A.) ente 18 e 21 de Maio. Este livro também conta com contribuições de outros membro do GRUPOEDE, nomeadamente Albertina Oliveira, Cristina Coimbra Vieira e Sónia Ferreira.


UMA BREVE BIOGRAFIA DO PROF. DOUTOR JOÃO AMADO

O Professor Doutor João da Silva Amado é Licenciado em Filosofia, Mestre e Doutor em Ciências da Educação. É professor jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e dedica-se a temáticas como bullying e cyberbullying, epistemologia, pedagogia do ensino superior e etnografia e história da infância.

--------------------------------------------------

SINOPSE

O presente Manual inscreve-se no quadro de uma pedagogia que considera a iniciação à investigação como um elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem, determinante para a motivação dos alunos e, ao mesmo tempo, garantia da renovação do saber e da descoberta de respostas para os desafios e interrogações do futuro.

Podemos apontar como intenção primeira, suscitar no leitor uma compreensão efectiva da natureza, objectivos, métodos e resultados da investigação qualitativa, mediante informação suficiente, rigorosa, actualizada e crítica. Nesse sentido não deixamos de colocar o leitor, ainda que de modo breve e introdutório, perante os fundamentos epistemológicos que subjazem a uma opção pela investigação qualitativa. E uma vez que a nossa proposta se dirige, muito em especial, à investigação do fenómeno educativo, quisemos partir, também, de uma visão complexa desse mesmo fenómeno.

Enfim, apostámos na construção de um texto que ajude os seus leitores a empenharem-se num processo investigativo de natureza qualitativa, através do desenho de um plano de investigação adequado ao problema formulado (em termos de estratégia geral, de técnicas de recolha e de análise de dados), e que patenteie preocupação pela validação da mesma e pelos aspetos éticos em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário